Estudos na área da Psicologia Ambiental já constataram que as características do local de trabalho tem influência direta sobre a produtividade dos funcionários.
Quando ele é bem elaborado, a equipe tende a realizar suas tarefas com mais eficiência.
Por outro lado, um ambiente problemático pode causar atrasos e entregas de baixa qualidade.
Portanto, a decoração de um escritório confortável e funcional não deve ser vista como um gasto: na verdade, trata-se de um investimento.
A boa notícia é que não é preciso investir cifras astronômicas no projeto, tampouco usar apenas materiais nobres e caros.
Algumas medidas simples são capazes de mudar – para melhor – o clima entre a sua equipe, o que se traduz em um negócio mais dinâmico e rentável.
Confira algumas dicas para isso a seguir:
Elementos decorativos
Por mais que a funcionalidade seja a principal preocupação de empreendedores quando estes criam um projeto decorativo para a empresa, ela não pode ser a única.
Afinal, já está comprovado que alguns elementos decorativos contribuem para uma melhor produtividade entre a equipe. Alguns deles são:
-
Tapete;
-
Plantas;
-
Quadros;
-
Mensagens motivacionais e sobre a trajetória da empresa.
Estes aparatos simples têm muito poder para tornar um ambiente não apenas mais convidativo, como, também, mais propício à realização eficiente de tarefas.
Vale ressaltar que os colaboradores não são os únicos beneficiados por um ambiente com uma decoração um pouco mais elaborada.
Quando clientes em potencial visitarem o negócio, eles notarão o esforço dos proprietários para tornarem o espaço agradável, algo que é visto por bons olhos por grande parte dos gestores.
É, no fim das contas, um sinal de profissionalismo.
Ainda assim, é preciso levar em consideração a praticidade destes elementos.
Por exemplo: um tapete shaggy pelo baixo tende a ser mais fácil de higienizar que uma versão de fibras altas.
É, desta forma, uma opção mais interessante para escritórios.
Conforto térmico
Beleza e funcionalidade de nada adiantam se o local de trabalho for desconfortável.
Por conta disso, é importante investir em elementos que aprimorem seu conforto ambiental, levando em consideração tanto as características do imóvel quanto o clima da região.
Por exemplo: se a empresa funciona em um local que recebe muita radiação solar, é importante que ela instale cortinas nas partes afetadas por isso.
Da mesma maneira, se ele for muito quente, é imprescindível contar com um ar condicionado que mantenha o espaço em uma temperatura agradável.
Vale ressaltar que, em alguns casos, é possível usar objetos que são tipicamente vistos em residências.
É o caso, por exemplo, da cortina rolo para quarto: além de bonita, ela pode passar uma imagem profissional, dependendo do estilo do restante do cômodo.
Da mesma maneira, é eficiente em bloquear a radiação solar.
Mobília ergonômica
A ergonomia é uma área de estudos que analisa a interação entre humanos e os mais diversos tipos de objetos.
Uma de suas aplicações mais conhecidas é em projetos de móveis: quando eles são elaborados de modo ergonômico, ajudam a manter o usuário com a postura adequada.
Assim, há uma redução das possibilidades de problemas como dores e desvios posturais – o que, por sua vez, melhora a produtividade e reduz as faltas ao trabalho.
Deste modo, ao adquirir uma cadeira ou uma mesa de escritorio, é fundamental ter este princípio em mente.
No caso da mesa, ela deve ter a altura adequada para que o funcionário mantenha uma boa postura ao longo da jornada de trabalho.
Colaboradores de baixa estatura devem, ainda, contar com uma apoio para os pés, de modo que tenham um apoio firme para eles, o que também reduz a chance de lesões.
Móveis feitos sob medida
Assim como em imóveis residenciais, espaços comerciais pequenos devem ser decorados com sabedoria.
É preciso ter em mente que cada centímetro é precioso, e que nenhuma área deve ser desperdiçada.
Por mais que isso também possa ser feito com o uso de mobília pré-pronta, é muito mais interessante fazê-la sob medida, mesmo itens mais básicos.
No caso de uma mesa em l branca, por exemplo, é possível escolher desde o tipo de madeira que será usado até o design dos puxadores das gavetas.
Da mesma maneira, as medidas da peça serão definidas com base na área do espaço onde ela será utilizada, fazendo com que seu tamanho seja perfeito para o melhor aproveitamento possível a área.
Deste modo, todos trabalham com mais conforto.