Um equipamento elétrico indispensável atualmente é o disjuntor, mas para que serve esse maquinário, afinal? De modo geral, ele é encontrado em todos os tipos de instalações elétricas.
O disjuntor consiste em um aparato eletromecânico que tem como objetivo proteger instalações elétricas. No caso, sua função, mais especificamente, é interromper o fluxo de energia de um sistema quando a corrente elétrica ultrapassa o seu nominal, para, desse modo, evitar danos ao circuito.
Neste texto, falaremos um pouco a respeito do equipamentos, suas funções e modelos existentes no mercado, como é o caso do Disjuntor motor.
Sendo que, por criação, o objetivo deste dispositivo é ser um interruptor automático, que assim que identifica um valor de corrente anormal, abrindo o circuito para evitar danos. É bom lembrar que, para tirar o máximo proveito deste item, deve ser feito o correto dimensionamento.
Existem muitos modelos e vários tipos de disjuntores, mesmo eles sendo diferentes, o princípio é o mesmo, cujas principais diferenças são destacadas pelas curvas e aplicações.
Disjuntor bipolar
O bipolar é um item de proteção que, como informado, é muito importante, esse equipamento específico deve ser usado em circuitos que possuem duas fases que são de 220v.
E onde deve ser aplicado este disjuntor bipolar? Normalmente, vemos eles em chuveiros, eletrodomésticos mais pesados e, até mesmo, em torneiras. Este item deve ser usado para sua voltagem certa, caso contrário não ajudará o circuito elétrico.
Disjuntor motor
Este dispositivo chega a ser tão requisitado, possuindo assim, vários disjuntor motor catalogo. Este item possuem maiores aplicações industriais, agora falaremos de sua função e como tirar maior proveito do mesmo.
Esse disjuntor possui habilidades especiais que os outros não têm, são de preferência usados para comandos em motores elétricos, a aplicação, como já falada, em motores normalmente industriais e estes tem que ser trifásicos.
E como instalar um disjuntor motor? Normalmente são conectados na saída do próprio contator de potência, na realidade ele em si funciona na partida de motores elétricos que sejam trifásicos.
A diferença de maior magnitude no uso desse ocorre quando tem sua abertura em condições adversas de corrente, ou melhor dizendo, desliga o circuito quando a voltagem ultrapassa o limite.
Esse encerramento de corrente é feito se abrindo o circuito e, nesse tipo de disjuntor, não há dano ao circuito, essa é a maior diferença comparado com um disjuntor comum, dessa forma, o circuito dura mais tempo graças a essa preservação.
A parte do disjuntor de motor que realiza a proteção contra danos é a sua câmera de extinção, assim o arco elétrico vai para esse compartimento e não danifica o circuito.
Uma vantagem grandiosa nesse item é a possibilidade de ter uma partida em tensão plena, ou seja, o dispositivo consegue suportar uma partida que ocorra oito vezes até 10 vezes o valor da corrente nominal do motor.
Mais um ponto sobre este disjuntor é que mesmo sendo submetido à um alto conjugado de partida, este foi desenvolvido para suportar essa sobrecarga que pode ocorrer à qualquer momento.
Lembrando as vantagens são:
-
Aplicação industrial;
-
Resistência a conjugado de partida;
-
Câmera de extinção;
-
Suportar tensões maiores que a do motor.
Quando usar um desses disjuntores se atentar ao dimensionamento do circuito elétrico e suas capacidades.
Disjuntor caixa moldada
Disjuntor caixa moldada foram criados com o propósito de proteger os circuitos de distribuição, que normalmente são aplicados em geradores e motores, a corrente desse disjuntor pode variar entre 16 ampere a 1800 ampere.
A estrutura de montagem deste item é blindada por isso vem o nome caixa moldada, a sua constituição é na maior parte uma caixa termoplástica que é pré-moldada.
É um aparato bem robusto e sua capacidade de interrupção de circuito é bem maior que a maioria dos outros disjuntores.
Um ponto interessante desse produto é sua capacidade de proteção térmica e também magnética, que pode ser, até mesmo, modulada dependendo do modelo.
A aplicação deste grande item, obviamente é industrial, pois foi criado para ser usado em um ambiente de alta demanda. Este aparato pode ser também usado em prédios, condomínios ou motores elétricos.
Existe também a possibilidade e usar este como um interruptor ou um seccionador. O disjuntor caixa moldada diferença deste para outros é sua diversidade de aplicações.