A perda de dados e o tempo de inatividade são fatores indesejáveis nos negócios. O tempo de inatividade impacta diretamente a produtividade e a produção nos negócios, o que afeta muito os resultados financeiros.
Sabe-se que quedas de energia não planejadas desempenham um papel importante na perda inesperada de dados e é óbvio que os distúrbios nascidos na rede elétrica contribuem significativamente para esse tempo de inatividade e impedem gravemente as empresas; mas e as outras facetas dos recursos de energia? E de onde vem uma fonte de alimentação ininterrupta para lidar com esses problemas?
Embora as interrupções possam ser caras e prejudiciais — não apenas pelo tempo em que a energia está esgotada, mas também pelo tempo de recuperação — a Instalação de nobreak também oferece proteção contra:
- Picos;
- Quedas de energia;
- Sobretensões;
- Oscilação na rede.
Além disso, protege dados, software, hardware e outros equipamentos e dispositivos, todos garantindo a continuidade da operação.
Como proteger equipamentos comerciais?
Uma unidade de nobreak também preserva o equipamento contra os efeitos danosos de raios, clima severo e linhas de força quebradas.
Essas anomalias de energia podem queimar equipamentos, desde uma lampada fluorescente 40w até um data center inteiro, danificar permanentemente o hardware, causar corrupção e perda de dados e impactar seriamente a reputação de um data center ou organização.
Os equipamentos elétricos geralmente são projetados para serem usados em 110 volts; portanto, quando a energia é fornecida em uma taxa mais baixa ou mais alta, pode instigar o que é conhecido como “pico”.
Os picos podem causar danos a equipamentos e dispositivos e, além disso, esse processo significa que o uso de energia não é totalmente otimizado.
Um nobreak pode ajustar a tensão de acordo com os equipamentos que você tem desde uma luminaria ou mais de cem computadores conectados, para manter níveis de uso seguros e proteger contra inconsistências no fornecimento, o que ajuda a evitar danos indesejados e capitaliza totalmente o uso eficiente da energia.
As flutuações na tensão de energia são frequentes, principalmente em áreas industriais, zonas e organizações onde muitas máquinas e equipamentos são usados e a exposição a sobretensões pode involuntariamente causar sobreaquecimento e falha dos aparelhos, o que é perigoso e também interruptivo.
Um nobreak de qualidade estabilizador de energia detectará quaisquer flutuações e se ativará de acordo, fornecendo a quantidade ideal de energia para operar os equipamentos e máquinas necessários.
Um nobreak modifica a qualidade da energia e pode ser facilmente considerado uma “apólice de seguro” para os seus negócios. Não são apenas um sistema preventivo confiável, mas também uma maneira econômica de garantir tranquilidade e estar preparado.
Na maioria das vezes, as unidades de nobreak são ecologicamente corretas e funcionam com interruptor com tomada e baterias que podem durar até cinco anos, que são descartadas de maneira ecológica.
Além disso, o nobreak pode ser gerenciado remotamente para não consumir energia desnecessária.
Como proteger equipamentos residenciais
Lembre-se que no caso de equipamentos residenciais, como lampada, ventiladores, aparelhos de ar condicionado, lavadoras, secadoras e fornos elétricos são bastante resistentes e podem, eles próprios, suportar as flutuações usuais de tensão na linha.
A menos que haja um relâmpago ou uma ocorrência tão séria em sua linha de energia.
Nesse caso, o estabilizador de tensão ficará sobrecarregado de qualquer maneira. É muito improvável que isso aconteça.
Em uma condição de tempestade conhecida, é melhor desconectar todos os dispositivos sensíveis do que confiar em um estabilizador de tensão.
Os dispositivos eletrônicos modernos têm principalmente fontes de alimentação em modo de comutação e são muito tolerantes a tensões instáveis da fonte.
Um nobreak cuidaria de um roteador de PC e modem/roteador. Um desses seria uma melhor escolha de dispositivo do que um estabilizador para esses dispositivos. Um laptop tem seu próprio nobreak na bateria, mas convém manter a rede funcionando.
Enfim, instale protetores contra sobretensão para proteger dispositivos eletrônicos. Estes serão mais eficazes que os estabilizadores no fornecimento de proteção.
Lembre-se de que a rede elétrica não é 100% confiável. Embora as empresas elétricas invistam continuamente na melhoria de suas redes de distribuição, existem fatores externos (tempestades, inundações, acidentes etc.) que afetam diretamente a qualidade do fornecimento.
Até os próprios consumidores criam distúrbios (motores, lâmpadas fluorescentes) que também distorcem a qualidade da rede. Por isso, previna-se, tanto em sua casa quanto no seu negócio.