Em processos de reforma e construção há muitas informações que precisam ser alinhadas para que o resultado final seja o esperado, principalmente no quarto.
Alguns projetos demandam mais atenção e processos, por isso há muitos profissionais disponíveis para contribuir tanto com o projeto de reforma quanto com sua execução.
Quando a reforma é apenas em um espaço, principalmente um quarto, um ambiente mais íntimo e reservado, é primordial que a parceria entre o dono e profissional seja boa para que o desenvolvimento do trabalho e da proposta seja condizente com os gostos do proprietário.
Começando a reforma
O assoalho ou piso bem como o teto, devem ser os primeiros processo durante uma reforma. Assim, quando o piso é de madeira e sua aparência precisa ser renova, entretanto a qualidade ainda está boa, é possível realizar a manutenção que consiste na raspagem de assoalho de madeira.
Um processo que exige um conhecimento técnico e algumas etapas que precisam ser realizadas da forma correta para que o piso não fique danificado ao invés de reparado, por isso é indicado nesse momento a busca por empresas ou profissionais especializados na realização desse serviço.
Caso a restauração não seja mais viável e a troca seja necessária, uma opção para a substituição sem perda total da qualidade que a madeira acrescenta ao ambiente é a substituição por um piso laminado.
Que possui uma aparência semelhante à madeira, com diversos tons, formatos e tamanhos, e ainda com a vantagem de ser mais fácil e de ser instalado e também trocado, quando necessário.
Caso a reforma seja destinada a uma criança ou pessoa da terceira idade, a segurança também é um requisito importante, por isso o piso antiderrapante é uma boa opção, pois colabora para que quedas e escorregões ocorram.
Divisórias
Após arrumar o piso é o momento de modificar o ambiente, se o espaço precisa contemplar ambientes diferentes, as divisórias são uma alternativa mais:
- Econômica;
- Pratica;
- Rápida de ser instalada;
- Versátil
Quando comparadas à construção de paredes que demandam mais gasto e tempo de construção o que pode atrasar na entrega final do espaço reformado.
No mercado de construção, há muitos modelos e materiais que constituem as divisórias, há ainda as que não são fixas e permitem a mudança ainda mais rápida.
A divisória de gesso para quarto pode ser a melhor opção, pois sua constituição permite privacidade e sua aparência remete a uma parede.
Móveis
Após montar toda a estrutura do quarto é o momento de enfim decorá-lo. Aqui é preciso pensar na escolha dos móveis para que ocorra a harmonia entre todos os elementos que compõem o espaço. Ou seja, os móveis devem conversar com os detalhes da parede e demais elementos presentes no ambiente.
Se o espaço não for muito grande a elaboração de móveis planejados é uma alternativa, pois dessa forma é mais viável realizar o aproveitamento do espaço.
Quando os móveis foram reaproveitados é possível realizar uma pesquisa para encontrar outras opções, às vezes, mais econômicas.
Decoração
Por fim os objetos de decoração podem ser inseridos ao final do projeto, um utensilio que pode decorar e, ao mesmo tempo, contribuir para que o ambiente fique mais confortável são as cortinas e persianas.
Nos quartos a fim de evitar a luz da lua que pode prejudicar o momento de descanso a persiana vertical blackout ou a cortina blackout são utilizadas, pois elas impedem que a luz adentre ao ambiente e permite um ambiente mais aconchegante e preparado para o descanso.
Além das cortinas e persianas é possível também inserir outros artigos de decoração como luminárias, plantas, prateleiras e estantes. O importante no processo de reforma e construção é constituir um ambiente que seja bonito e aconchegante, pois o quarto é um dos cômodos mais íntimos.
Espaço este reservado para o descanso e momento de relaxamento individual das pessoas ou do casal, por isso é importante que imprimam as características das pessoas, não pode ser modelo sem identidade ou autenticidade.
A busca por empresas e profissionais de qualidade refletirão diretamente no planejamento, execução e entrega dos resultados, por isso é necessário a pesquisa para assegurar que a contração destes não ocasione danos para o desenvolvimento do projeto em sua totalidade, e nem resulte em gastos sem necessidade.