- Segurança;
- Confiabilidade;
- Conforto;
- Prevenção.
Equipamentos de combate a incêndio
Quando se fala em equipamentos em combate ao incêndio costumamos a nos referir quase sempre aos itens mais comuns, por exemplo, extintor, hidrante e também mangueira, porém, os equipamentos vão muito além desses três, que são de grande importância.
Por isso que é importante conhecer os equipamentos necessários para realização do combate a incêndio, para garantir que haja máxima efetividade do trabalho dos bombeiros ou no caso das empresas, das brigadas.
Esse texto tratará de forma adequada os itens que as casas ou empresas precisam ter para então se protegerem de acidentes com fogo.
Tipos de equipamentos
Para completar a informação acima, existe uma gama de equipamentos de combate ao incêndio que são de grande relevância, e é nesse sentido que falaremos deles com mais detalhes para vocês.
Extintor de incêndio
Dentre os equipamentos de combate ao incêndio mais comuns está este, que é o extintor de incêndio. Esse equipamento trabalha com pressão interna e pode ser de diversos elementos, como de água, pó ou então espuma. Cada extintor é para um tipo específico de incêndio.
Para fazer o manuseio do equipamento é necessário passar por um rápido treinamento, pois o seu uso é de modo facilitado.
Para a compra de extintores com preços mais econômicos é recomendado a compra direta da fabrica de extintores. De maneira geral, o extintor ajuda na eliminação de focos de incêndio, ajudando a amenizar danos e salvando vidas.
Mangueira de incêndio
As mangueiras de incêndio são outro equipamento usado para combate ao incêndio principalmente para ajudar as brigadas e o corpo de bombeiros.
Elas são divididas em três tipos principais, I, II, III. E são todas revestidas de poliéster e em seu interior, possuem uma camada de borracha sintética vulcanizada.
Porta corta fogo
As portas corta fogo estão presentes nas saídas de escadas, além de estádios, e também portas de hotel. Elas quase sempre são feitas com aço galvanizado e também possuem um núcleo isolante térmico-acústico de grande resistência as chamas.
Tem como objetivo principal impedir a passagem do fogo de uma área para outra, ajudando as pessoas a saírem em segurança.
Detector de fumaça endereçável
Um detector de fumaça endereçável é imprescindível para o combate ao incêndio, principalmente para a sua prevenção, já que detecta logo no início do foco de chama.
A composição de um detector de fumaça é muito simples, é composta por um corpo que contém o sensor e os circuitos elétricos que disparam o alarme.
Os detectores também podem estar ligados a uma central de monitoramento específica do aparelho ajudando a localizar o incêndio. Esses são chamados endereçáveis, pois indica o ponto exato do ocorrido, por meio do endereço definido.
Existem dois tipos de detectores de fumaça que podemos citar:
Detector de fumaça fotoelétrico
Esse detector é simples e também linear. Possui de um lado uma fonte de luz e do outro o sensor. Esse sensor é chamado de fotoelétrico, pois transforma luz em energia elétrica.
Quando o feixe dessa luz é interrompido por uma pessoa, por exemplo, quase sempre liga outro aparelho, como aqueles sensores de presença.
Dentro do aparelho a estrutura é em T, em que o sensor fica na base vertical do T. Quando não há fumaça e luz segue em linha reta, quando há fumaça e ela penetra o aparelho, a luz é desviada em 90º que atinge o sensor e dispara o alarme.
Detector de fumaça iônico
É o mais usado no projeto de prevenção e combate a incêndio, pois tem um sensor com uma fonte ligada a uma câmara de ionização.
Nesse alarme há um pequeno elemento químico radioativo amerício-241 e quando a fumaça penetra na câmara, a corrente é interrompida disparando o alarme.
Dessa maneira vimos que é de grande importância os equipamentos de combate em incêndio para as casas, como para empresas e outros lugares.