Os pisos de madeira são um clássico da arquitetura por trazer ao ambiente aconchego e conforto.
Esse material garante bom desempenho térmico, ou seja, o chão está sempre agradável ao toque dos pés, não importa a temperatura.
Aqueles que têm o piso de madeira em casa há muito tempo e notam sinais de desgaste podem ficar em dúvida se é melhor trocar ou reformar o piso.
Os proprietários poderão ficar mais tranquilos ao saber que uma boa reforma, com o produto adequado poderá deixá-lo como novo.
Mas antes de saber mais sobre reformas, entenda mais sobre a instalação e os cuidados necessários com pisos de madeira:
Piso de madeira: queridinho da arquitetura
A madeira esquenta o ambiente trazendo o aconchego sonhado por quem está construindo um lar, por isso esse material é tão querido na construção.
No entanto, é necessário tomar certos cuidados com a sua instalação e manutenção para garantir sua durabilidade.
Áreas externas sofrem desgaste muito mais rápido que áreas internas. O uso deste piso não é recomendado em locais que contato direto com água, como banheiros, por exemplo.
Existem diferentes tipos de piso, que oferecem diferentes opções de preço, acabamento e resistência.
O piso de madeira natural é o mais caro e com maior qualidade. É o tipo que exige mais manutenção. Uma dica muito importante é checar a procedência para não correr risco com problemas de cupim.
O piso laminado é uma opção mais barata mas com boa durabilidade e eficiência.
Outra opção é a adoção do carpete de madeira, versão mais barata disponível no mercado. Suas lâminas são bem mais finas, o que compromete um pouco sua qualidade.
Para quem deseja ter um piso com aparência de madeira, mas não tem um orçamento muito amplo para instalação de um material de qualidade ou deseja perder menos tempo com manutenção.
Pode fazer uso de pisos que imitam madeira. Algumas opções são os pisos vinílicos, cerâmica ou madeira plástica, que não exigirão reformas com uso de bona.
Com o passar do tempo, por mais que haja manutenção adequada, o piso sofrerá com o desgaste natural do tempo, precisando de uma reforma. Conheça algumas das possibilidades:
Resina bona
A Resina bona é um dos itens mais utilizados quando o assunto é renovação de pisos de madeira, que fica como novo, lembrando os tempos da instalação.
Este produto tem como principal vantagem o tempo de secagem: são cerca de duas horas apenas para o espaço estar pronto para uso normal.
A ausência de um cheiro muito forte é outra vantagem, o que pode ser um grande diferencial para aqueles que não querem sair do imóvel durante a reforma.
A bona tem menor durabilidade e por ser um produto importado, apresenta valor mais elevado, o que encarecerá o custo total da reforma.
A reforma do piso de madeira se divide em três etapas: Raspagem de piso madeira para remoção das partes danificadas.
Lixamento para retirada de imperfeições e aplicação do produto que deixará o piso como recém-instalado! A bona requer cuidados especiais nas semanas iniciais após a aplicação para evitar riscos no material, por exemplo.
Sinteco
Além da bona, uma outra opção para reforma do piso é a Aplicação de Sinteco, produto similar em efeito, com diferença quanto à durabilidade e o valor.
O produto pode ser encontrado em três versões: acetinado, fosco ou brilhoso.
Ele é uma espécie de verniz, a base de água, usado para o revestimento. Ele não tem função impermeabilizante. Sua função é apenas recuperar o brilho e a beleza do piso.
O sinteco costuma ser uma opção mais barata à bona e sua durabilidade é maior.
Uma das desvantagens é o tempo elevado de secagem: são necessárias duas aplicações em dois dias seguidos, além da recomendação de deixar o local sem circulação de pessoas, devido ao odor forte que o produto exala.
Algumas das vantagens deste piso:
- Alta durabilidade;
- Fácil limpeza;
- Maior resistência;
- Bom acabamento;
- Proteção contra fungos e cupins.
A limpeza dos pisos de madeira requer especial atenção para aumentar sua durabilidade. Não devem ser usados panos úmidos para não desgastar o material.
A limpeza deve ser feita com aspirador de pó, vassoura macia e pano seco.
Não devem ser usados produtos como detergentes, desinfetantes, lustra móveis. Existem produtos específicos para higienização de piso de madeira, que podem ser utilizados.
O piso de madeira é um dos queridinhos da arquitetura, sendo amplamente utilizado.
Por ser um material delicado, ele requer bastante cuidados de manutenção e por vezes somente uma boa reforma poderá trazer de volta a vitalidade que o tempo leva.