Se você trabalha no mundo industrial ou no de construção civil, já sabe a importância de um material como o concreto e tudo o que ele pode proporcionar, principalmente quando falamos em edificação.
Mas, se você não faz parte desse universo e quer saber mais sobre esse material pois irá começar uma construção ou somente possui alguma curiosidade, está no lugar certo.
Hoje iremos falar sobre como esse item é essencial em todos os meios de construção e quais suas características, propriedade e funções. Assim você poderá elucidar suas dúvidas e entender mais sobre o concreto valor acessível.
O que é concreto e o que ele faz?
Um dos principais materiais usados em obras civis, esse é uma mistura composta de cimento, pedras, areia, água e aditivos, como sílica ativa em todo seu corpo. Essas adições são fundamentais para desenvolver o desempenho deste elemento.
A cada modernização que o meio da construção civil passou, ele esteve lá e é cada vez mais usado atualmente. Pode ser classificado como estrutural e não estrutural.
O estrutural é quando sua utilização é feita em uma construção. Ou seja, ele oferecerá resistência para a estrutura e deixá-la de pé.
Já a segunda opção é usada em locais que não necessitam de tanta resistência e que possa acoplar esses elementos em diferenciadas formas, fora de seu levantamento.
Alguns cuidados que devem ser tomados com essa matéria são:
- Procurar sempre de boa qualidade;
- Usar areias e pedras limpas;
- Umedecer as pedras quando estiver muito sol;
- Usar água limpa e em quantidades exatas;
- Entre outros.
Saiba mais sobre todas as vantagens de usá-lo e porque costuma ser um dos materiais preferidos de arquitetos, engenheiros, designers, entre todos os outros profissionais de áreas semelhantes.
Vantagens do concreto
O concreto é um material que após sua produção se torna moldável, ou seja, pode ficar em diversos tipos e tamanhos e é possível desenvolver muitos modelos de peças com seu corpo. É possível criar desde placas até vasos estilizados.
Além disso, é um elemento muito resistente e adquire mais força ainda conforme o tempo passa e todas as suas propriedades começam a secar 100%. Ou seja, ao invés de degradar com o passar de seu tempo de vida, se torna melhor.
Enfim, se você quer construir um local seguro e que dure muito tempo, tente apostar na estrutura, pois não irá decepcionar. Mas lembre-se de comprar oficiais e que possuam selo de garantia, para que não ocorram acidentes e situações parecidas.
Materiais usados com concreto
Como já foi falado, ele pode ser usado para diversos fins e isso também quer dizer que ele combina com outros tipos de ferramentas e elementos de complementação e sustentação.
A viga de ferro é um deles. Com diversos tipos e modelos, elas são muito versáteis e proporcionam grande resistência. Elas são utilizadas juntamente com outros materiais e costumam ser feitas em aço.
Seu maior desempenho é no momento de estruturação, o qual pode suportar toneladas, se empregadas em seu local correto com uma mistura de materiais. A viga emprega maior rigidez em toda a edificação e são adaptadas a cada caso.
Há outros materiais que ainda se complementam com esses outros e com o nosso principal. Iremos falar agora sobre um dos trabalhos mais pesados, tanto em obras quanto no meio industrial como um todo.
De forma rígida e funcional, o corte de concreto não pode ser afetado em nenhum momento o seu funcionamento. Ele é feito com discos e linhas diamantadas que proporcionam esse serviço. Podem ser encontrados em diversos modelos, dependendo da necessidade.
Esse tipo de função deve ser feito de forma limpa e sem necessidade de alteração na peça que acaba de ser manuseada. Ou seja, ela precisa ser feita de forma perfeita, e isso só é viável com o disco de corte com diamantes.
Só assim é possível ter placas e tantos outros formatos produzidos com perfeição que possuem grande utilização em todos os sentidos e possibilidades, principalmente no canteiro de obras.
Enfim, o concreto é um dos principais materiais em um ambiente de construção e possui um enorme valor, assim como todos os elementos que o acompanham, pois, um só funciona corretamente se o outros também estiver em condições normalizadas.